João Pires
João Pires é Master Sommelier, um titulo apenas atingido por menos de 200 pessoas no mundo. É, não só o primeiro português a alcançar a categoria de Master Sommelier, mas também o primeiro da península ibérica.
As iniciais “MS” junto do nome de um sommelier indicam que este profissional atingiu o mais elevado nível da sua carreira, e que está apto a aconselhar correctamente o vinho ou outra bebida para determinada situação.
Até há pouco tempo foi responsável pelo Wine Department do Dinner by Heston Blumethal no Mandarin Oriental de Londres.
Organizou as caves de restaurantes em Montreal e Toronto no Canadá, foi Chef Sommelier no Hotel Ritz Four Seasons em Lisboa e dos estrelados The Vineyard at Stockcross, The Capital Hotel e Gordon Ramsays at Royal Hospital Road no Reino Unido. Ainda com passagens por restaurantes Michelin em Paris como o Hotel de Crillon, Alain Ducasse, La Tour d’Argent e o Georges V.
Estudou na International Sommelier Guild, Wine & Spirits Education Trust, Weinakademie, Faculté d'Oenologie de Bordeaux, The Court of Master Sommeliers e atualmente está a terminar os estudos para se consagrar Master of Wine.
Foi chamado para ser júri, ensinar e fazer apresentações mundiais, desde Macau e as Filipinas na Ásia, Austrália, passando pelos E.U.A, Canadá, África do Sul, Marrocos, Brasil e toda a Europa.
É membro de várias e importantes confrarias onde se destacam a Confrérie de la Chaine des Rotisseurs, Association Internationale des Maîtres Conseils en Gastronomie Française, Compagnie des Mosquetaires d’Armagnac e ainda La Jurade de Saint-Émilion.
Venceu vários concursos de sommelier e representou Portugal no cenário internacional.
Foi ainda distinguido como Sommelier do ano em 1999 pela Revista de Vinhos em Portugal, Sommelier of the Year em 2004 pela Academia Portuguesa de Gastronomia, Best International Sommelier of the Year em 2004 e o Grand Prix du Sommelier 2009, pela reputada Academia Internacional de Gastronomia em Paris.

Amorim é nome de uma família que se vem destacando no panorama empresarial português, como líder mundial na indústria da cortiça, mas igualmente em áreas distintas que vão da banca às novas tecnologias e, mais recentemente, aos produtos naturais de elevada qualidade, como os vinhos do Douro e o Vinho do Porto.

Conhecedora, desde 1870, do potencial dos produtos de cortiça em complemento dos grandes vinhos, a família Amorim voltou-se para a região do Douro, com a aquisição da Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo em 1999.

Luisa Amorim, pertencente à 4ª geração da família, é a alma deste projecto, gerindo-o como um natural desafio, fruto de uma grande paixão pela vinha e pelo vinho.

Com 120 ha que tocam o rio e uma história superior a 250 anos, a quinta trabalha apenas variedades autóctones da região em 85 ha da propriedade.

Conservando a traça e os edifícios originais de 1764, o espaço foi renovado pelo Arquitecto Arnaldo Barbosa e aumentado para 2.500 m2. Uma sala de barricas foi cuidadosamente desenhada e enquadrada na paisagem natural, revestida a xisto para se confundir com os muros dos socalcos envolventes, ligada à adega central por um túnel interior para uma garrafeira de vinhos históricos.

O rigor enológico e a diversidade dos diferentes talhões da quinta, obrigou uma aliança dos processos tradicionais a uma sofisticada tecnologia, adicionando dois lagares totalmente mecanizados, cubas de vinificação com diferentes sistemas e o desenho de um pequeno “Atelier” nos antigos lagares de granito, uma pequena adega totalmente manual, que trata os vinhos como obras de estudo para serem vinhos únicos, autênticos e de qualidade excepcional.

Na Winery House, resultado da recuperação da casa senhorial da propriedade, os 11 diferentes quartos garantem todo o conforto e de todos é possível perder o olhar sobre o rio e sobre as vinhas. O serviço de abertura de cama clássico, o bar de cortesia, os mimos do Chefe ou a vela que ilumina o quarto à chegada, udo gera uma envolvência especial.

Várias salas sociais com grandes lareiras, um jardim de inverno, a sala de crianças e o wine bar compõem as áreas interiores que se estendem ao exterior num terraço junto ao bar e num grande alpendre, repleto de confortáveis sofás, onde a tranquilidade se sente na perfeição.

 A esplanada é o espaço mais usado entre Maio e Setembro, para usufruto da paisagem, mas os clientes recolhem ao interior e ao conforto das lareiras quando o frio espreita.

A piscina convida a um mergulho entre vinhas e a capela encerra todo o ambiente pitoresco do local.

A Loja instalada no edifício principal e a Sala de Provas, com vistas panorâmicas sobre o rio e no final da sala de barricas, estão sempre abertas a receber diversas actividades e rematam da melhor forma qualquer visita.

Os recantos, os detalhes, o mobiliário duriense e os aromas da natureza envolvente criam momentos únicos, ao que juntamos o sorriso de uma equipa que todos recebe com paixão.

Prémios e distinções
2014 | Prémio Douro Empreendedor – Turismo Internacional
2015 | Best Wine Tourism Award  - Restaurante Vínico
2014 | Melhor Enoturismo, “Boa Cama Boa Mesa -Expresso”
2014 | Best Wine Centre – Highly Commended, “Drinks International”
2011 | “One of the 9 must-see wineries in the world”, “American Airlines”
2010 | Best Wine Tourism Award  - Experiências Inovadoras
2009 | Global Best Wine Tourism Award  - Arte e Cultura
2008 | Best Wine Tourism Award  - Arquitectura, Parques e Jardins
2007 | Best Wine Tourism Award  - Alojamento
2006 | Enoturismo do Ano, “Revista de Vinhos”

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e a experiência do utilizador. Leia mais informações AQUI. Aceitar